terça-feira, 20 de outubro de 2009

Memorial do grupo da GRE Recife SUL

Memorial

Para iniciarmos o gestar II, em Língua Portuguesa participamos e realizamos reuniões sistemáticas durante o Mês de Março de 2009. Em Abril, nos dias 2 e 8 os encontros forma para a formatação das oficinas, seleção dos conteúdos, temáticas e construção dos blogs de alguma formadoras e no dia 16 de Abril iniciamos nos pólos com a apresentação do programa.
Houve várias dificuldades entre elas: ir em busca de cursistas, a ausência de kits, recursos didáticos etc. Com orientação dirimida pela coordenadora Eliane Manso fomos sensibilizadas a ligar para nossos cursistas e convidar professores para participar da formação. Conseguindo formar as turmas, nos deparamos com outro entrave que foi a represália dos gestores escolares em não liberá-los. Então, nossa coordenadora, Eliane Manso, precisou fazer reuniões para sensibilizar os gestores e demonstrar a importância do projeto.
A partir deste momento a adesão aos encontros de formação concretizou-se e a formação sob o tema Gêneros textuais da TP3 iniciou. No período de 11 a 15 de maio tivemos o segundo encontro no hotel Canárius de Gaibu com a equipe da UNB. Retomamos aos pólos e demos continuidade aos estudos da TP3, oficinas do caderno do formador. Em Junho o tema: Letramento diversidade Cultural da TP4. No dia 30 de junho para manter o estimulo e a integração dos pólos e intercambio de atividades, foi ministrado um aulão no auditório da Universidade Federal de Pernambuco, com a presença de 85 cursistas, com estudo e a apresentação das Tps, reflexões sobre a profissão do professor e finalizando com momentos de motivação para que continuássemos no curso.
Em Agosto proporcionamos as oficinas e estudos temáticos da Tp5 e em Setembro TP6, havendo sempre, entre o estudo de cada Tps encontros para avaliação e análise das dificuldades dos pólos e estudos para os projetos.
Em Outubro iniciamos a TP1 e no dia 19 do corrente mês nos reunimos para sistematizar as apresentações para o 3º encontro que ocorrerá nos dias 22 e 23, em Gravatá/PE. Nossa estimativa é para terminar a TP1 e a TP2 nos próximos encontros, com a conclusão do curso em 26 de novembro. Neste dia ocorrerá a socialização dos projetos, avaliações e exposição dos depoimentos dos Cursitas, no nosso segundo encontrão de pólos do Gestar 2 Recife Sul.

Nenhum comentário: