sábado, 12 de dezembro de 2009

Relatório de Novembro


O curso de formação continuada Gestar 2, em Novembro, teve suas atividades realizadas nos dias 12 e 26. No primeiro encontro demos continuidade as atividades do TP1 começando com uma dinâmica de boas vindas e preparação para a oficina 02 – Caderno do Formador com o tema: Linguagem e cultura. Iniciamos com a leitura e estudo do Texto: A Língua , fábula de origem judaica, proposta pelo tp como uma forma de avaliar não só o sentido da palavra língua, mas também a imagem que temos da língua. Após a leitura do texto houve debate em grupos separados e construção de uma atividade com o texto a língua. Em seguida a apresentação da atividade para todos. No momento seguinte como de costume teve a socialização da aplicação do Avançando na Prática das unidades 3 e 4 escolhidos no encontro passado.
Ao final da socialização do Avançando na Prática demos início aos estudos do Tp2 com as unidades 5 e 6 – Análise lingüística. Principiamos com uma breve discussão sobre o que seria uma análise lingüística e uma análise literária em turmas do ensino fundamental 2 ? Como nós professores de língua portuguesa lidamos com a literatura em sala de aula e com o ensino da gramática? As cursistas colocaram suas opiniões e percebo que o curso deu uma melhorada na visão inicial que elas tinham do ensino de gramática e literatura em sala de aula.
Foi proposto então que elas lessem as unidade 5 e 6 em grupos separados e que analisassem os pontos importantes do ensino da gramática, para que pudéssemos socializar a visão dos autores e comparar com a nossa realidade. Feita a comparação partimos para a escolha dos Avançando na Prática a serem apresentados na próxima aula tendo como objetivo a adequação da atividade sugerida a realidade da turma no qual será aplicado.

Continuamos os estudos do Tp2 com as unidades 7 e 8 – análise literária. Essa parte do encontro me deixou com a impressão de ter sido mais prazerosa. Lemos textos diversos e as falas das cursistas demonstravam uma empolgação maior cada uma tinha uma história pra contar sobre um texto que havia lido, um quadro que gostava, um movimento literário que achava interessante e a socialização sobre estas unidades foi acontecendo de forma natural sem ter que se parar par conversar apenas sobre os textos destas unidades e , assim , a e escolha dos Avançando na Prática a serem apresentados na próxima aula foi difícil, entretanto, segui a mesma regra, elas deveriam adequar a série e o nível do aluno. Com a finalização do estudo do TP2 fizemos as oficinas 3 e 4 que englobavam a análise lingüística e análise literária por meio da leitura e análise e interpretação dos textos: A menina e o vento de Maria Clara Machado, O inventor de Brincadeiras de Leo Cunha e a Charge : Não me grite! de Quino. A junção das oficinas foi muito proveitosa porque se fez um momento de análise da língua e outro de análise literária sem ter que quebrar o ritmo da aula como se fossem assuntos divergentes. Esse momento serviu para que percebêssemos que isso deve acontecer em sala de aula, a análise da língua não deve se dissociar da análise literária do texto ou do estudo do gênero caso o texto não seja literário. Contudo percebe-se que há determinados assuntos da gramática que precisam ser enfatizados com um pouco de tradicionalismo, principalmente se os alunos apresentarem uma defasagem na aprendizagem. Observou-se também que é preciso estimular mais a leitura deleite em sala de aula, pois é a partir da leitura do aluno que se dá o processo de letramento e alfabetização. Sendo, assim, o professor aquele que vai apresentar o “novo” sem descriminar o que ele gosta de ler. Finalizamos a oficina com a construção de dois planos de aula para serem aplicados em sala de aula.

Nenhum comentário: